Qualidade

 

Pan-Metal

O sistema de Gestão da Qualidade Pan-Metal é baseado nas normas ISO 9001:2008 (Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos) e NBR 15100:2010 (Sistema da Qualidade Aeroespacial).

Em busca de um sistema da qualidade cada vez mais eficiente a Pan-Metal conta com todos os recursos necessários para assegurar a qualidade dos nossos produtos, além de equipe técnica com ampla experiência em medição, monitoramento e gestão da qualidade.

A empresa conta com uma equipe de técnicos especializados e engenheiros que utilizam softwares de desenvolvimento, como: NX e Solid Edge da Siemens para desenvolver o produto de acordo com as necessidades do processo.

A empresa também utiliza o Sistema Mega de ERP (Enterprise Resource Planning) e o VLC-MES (Sistema de gerenciamento de produção) para gerenciar todas as atividades relacionadas a Manufatura, Compras, PCP, etc.

Politica da Qualidade

 

 

 

Lean manufacturing

Lean manufacturing, traduzível como manufatura enxuta é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas “lean” incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção “pull” (no sentido de kanban) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke).

Um aspecto crucial é que a maioria dos custos são calculados na fase de projeto de um produto. Um engenheiro especificará materiais e processos conhecidos e custos às custas de outros processos baratos e eficientes. Isto reduz os riscos do projeto. As empresas que seguem essa metodologia desenvolvem e reencaminham folhas de verificação para validar o projeto do produto.

Os pontos-chave do lean manufacturing são:

Qualidade total imediata – ir em busca do “zero defeito”, e detecção e solução dos problemas em sua origem.

Minimização do desperdício – eliminação de todas as atividades que não têm valor agregado e redes de segurança, otimização do uso dos recursos escassos (capital, pessoas e espaço).

Melhoria contínua – redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e compartilhamento da informação

Processos “pull” – os produtos são retirados pelo cliente final, e não empurrados para o fim da cadeia de produção.

Flexibilidade – produzir rapidamente diferentes lotes de grande variedade de produtos, sem comprometer a eficiência devido a volumes menores de produção.

Construção e manutenção de uma relação a longo prazo com os fornecedores tomando acordos para compartilhar o risco, os custos e a informação.

Lean é basicamente tudo o que concerne a obtenção de materiais corretos, no local correto, na quantidade correta, minimizando o desperdício, sendo flexível e aberto a mudanças.

 

Certificados 15100_01